Dia Mundial de Combate à Malária 

Assinala-se esta quinta-feira [25.04.2023] o Dia Mundial de Combate à Malária, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, com o propósito de reconhecer o esforço global para o controlo efectivo da malária, uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium.

O tratamento indicado depende de alguns factores, tais como a espécie do protozoário infectante, a idade do paciente, condições associadas, tais como gravidez e outros problemas de saúde; gravidade da doença, cujos

sintomas passam pela ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.

Em coordenação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências, Angola encontra-se no grupo dos países que pretendem efectuar a aquisição da vacina da malária em África, que será um grande avanço para o país. Contudo, a prevenção continua a ser a melhor forma de combater a doença.

A data chama atenção para a necessidade dos países trabalharem juntos para o combate à transmissão por via da implementação de medidas preventivas mais eficazes onde são necessárias quer em nível local quer a nível comunitário.

Em Angola, o combate à Malária, não obstante as dificuldades existentes, tem conhecido algum sucesso. A prova-lo está o facto de ter reduzido, entre 2022 e 2023, o número de mortes por malária, de 12 mil para nove mil óbitos, apesar do aumento do número de casos da doença, de acordo com dados apresentados, em Luanda, durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Luta Contra o VIH/SIDA e Grandes Endemias (CNLS-GE).

Coordenada pela Vice-Presidente da República, ao abrigo do Despacho Presidencial 93/11 de 6 de Dezembro, compete à CNSLS-GE, entre outras atribuições, coordenar e orientar toda a política de luta, promover o envolvimento dos diferentes parceiros do Governo, mobilizar os recursos necessários e desenvolver acções susceptíveis de melhorar o conhecimento sobre o VIH/SIDA e as Grandes Endemias que assolam o país.

Previous Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados